Natal é capital do automodelismo hoje e amanhã

A pista do Jiqui Country Club, localizada no prolongamento da Avenida Ayrton Senna, em Nova Parnamirim, região Metropolitana de Natal, receberá uma agitada competição neste final de semana. A APARC - Associação Potiguar de Automodelismo Radiocontrolado - realiza o 17º Campeonato Brasileiro de Automodelismo, desta vez na categoria rally.
O evento tem início às 8h deste sábado, 15, e também será disputado durante todo o domingo, 16. Segundo a organização, esta é a terceira vez que o Rio Grande do Norte sedia uma competição nacional de automodelismo. Mais de 60 competidores participarão do evento, cuja premiação será do 1º ao 5º lugar.
Entre os competidores estão pilotos de estados como Ceará, Pernambuco e Alagoas, todos controlando os carros de asfaltos que têm uma velocidade média de 80km/h.
“É aberto ao público e, além de prestigiar, é interessante se aprofundar no hobby, conhecer as instalações do Jiqui, que são muito boas e uma das melhores do Brasil. Temos uma estrutura excelente para despertar justamente esse interesse pelo esporte”, explicou o membro da associação potiguar, George Lira.  Antes da edição deste ano, Natal recebeu o campeonato em 2012 e 2013.
Apesar de ser diversão garantida e de Natal receber a competição pela terceira vez, o esporte ainda não possui grande destaque no Estado. Para George, a maior dificuldade do automodelismo é a baixa divulgação do hobby.
“A maior dificuldade no crescimento desse esporte é a pouca divulgação, ele é um esporte pouco divulgado. Muitas vezes somos surpreendidos por interessados que chegam falando da vontade de praticar e que não sabiam que existia um grupo em Natal”, disse.
Carros
Os automodelos podem ser elétricos, que trabalham com motores alimentados à energia de baterias recarregáveis, passando por um speed-control - controle de velocidade -, ou podem ser movidos à combustão, que são alimentados por um combustível especial, que pode ser adquirido com facilidade em qualquer loja do ramo.
O motor é dois tempos e o funcionamento é muito parecido com um motor de moto miniaturizado. “Com R$ 1,5 mil já é possível se divertir no automodelismo”, destacou George.
Por Miguel Medeiros, do Portal Noar

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top