Norte-americano vence Aberto do Brasil em Natal

Durante o período carnavalesco foi realizado em Natal/RN o Aberto do Brasil Taça Cidade de Natal com a participação de 72 enxadristas de quatro países e oito estados brasileiros, dentre eles 14 titulados: 3GMs, 2MIs, 4 MFs e 5 MNs!
O grande mestre norte-americano Robert Hungaski venceu a competição isolado e invicto com 5,5 pontos, levando a Taça Cidade do Natal. Com 5 pontos um grupo com 6 enxadristas desempatados pelos critérios: 2º MI Evandro Barbosa-SC, 3º GM Luis Galego (POR), 4º GM Salvador Alonso (ARG), 5º MI Maximo Iack Macedo-RN, 6º José Roberto Araújo-PE, 7º MN Marcelo Bouwman-PE. Também premiado em espécie os melhores de 4,5 pontos, até o 10º lugar: 8º Rodrigo Yoshio-PE, Sérgio Murilo Araújo-PE e Alan Lima-RN.
Ainda premiados os melhores por categorias:
Veteranos (+65 anos) - 1º MN Marcio Baeta-RJ, 2º Erastro Trajano-PE, 3º Alexander Ferreira-PE;
Sênior (+50 anos) - 1º Sérgio Murilo Araújo-PE, 2º Alberto Colares-PE, 3º Eugênio Seve-PE;
Feminino - 1ª Rosângela Martins-RN, 2ª Pâmela Vitória-PE, 3ª Raquel Martins-RN;
Universitário - 1º Rodrigo Yoshio-PE, 2º Márcio Jordão-RN, 3º Vitor Firmo-RN;
Estudantil Sub17 - 1º Matheus Erick Queiroz-RN, 2º Vitor Angelo Araújo-RN, 3º Moises Alves-RN; e
Estudantil Sub14 - Enzo Magalhães.
O diferencial desse Aberto do Brasil foi a data, haja visto a popularidade do Carnaval, e a presença de diversos titulados, em especial grandes mestres abrilhantando a competição. Antes do aberto aconteceu com muito sucesso o Torneio para Norma de GM, uma parceria entre a Federação Norte-rio-grandense de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez, com apoio da Academia Potiguar de Xadrez, realizado no Aeroclube do RN.
A competição foi sensacional do ponto de vista do aprendizado, em especial aos mais jovens, que por sinal tiveram aumentos significativos em seus elos, a exemplo de Vitor Angelo, Mrcio Jordão e Alan Lima´, que ultrapassaram a barreira dos 2000 pontos e Matheus Erick Queiroz e Jose Murilo se aproximaram da marca. Douglas Barbosa ultrapassou os 1900. Muitos outros jovens alavancaram seus elos, foi realmente muito produtivo, além e mais importante o intercâmbios e análises com enxadristas de altíssimo nível.
A competição foi levada a efeito no Aeroclube do RN de 6 a 8 de fevereiro de 2016, válida para cálculo de Rating Fide clássico, classificando 2 enxadristas, José Roberto Araújo e MN Marcelo Bouwman para a Semifinal do Brasileiro 2016, além de premiar os melhores colocados com R$4.000, taça e medalhas.
Xadrez Potiguar

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top