A matéria fria de hoje é relacionada a outra previsão certeira, dessa vez, feita pelo zagueiro Lúcio Lones Alves de Souza, mais conhecido como Lúcio Sabia, que marcou época no futebol cearense e potiguar.
Foi assim, em uma tarde de quarta-feira, eu estava em Morro Branco, onde funcionavam a sede e o campo de treinamento do ABC, esperando para entrevistar os jogadores Osmani e Toninho Barrote, que tinham sido contratados pelo clube potiguar junto ao futebol cearense.
Quando os dois chegaram, a reportagem do Diário de Natal estava na sombra de uma árvores ao lado do zagueiro Lúcio Sabiá. Então, enquanto os novos contratados seguiam para sala da presidência do clube, eu perguntei a Lúcio Sabiá se conhecia os dois jogadores. Ele me respondeu que não, entretanto, previu que, só pelo caminhar dos dois, o baixinho (volante Toninho Barrote) era um grande jogador. Agora, o alto (lateral Osmani) não jogava nada, só tinha bolsa.
Lúcio Sabiá acertou na mosca. Dias depois, após fazer alguns jogos pelo alvinegro, Osmani foi dispensado do clube, enquanto até os dias de hoje, Toninho Barrote é lembrado pelo torcedor do ABC como um dos grandes volantes que vestiram a camisa do clube preto e branco.
Apenas para lembrar, Lúcio Sabiá foi campeão cearense pelo Ferroviário de Fortaleza, em 1979. Aqui no Rio Grande do Norte, segundo o pesquisador Ribamar Cavalcante, foi campeão potiguar pelo América, em 1981, pelo ABC, em 1984 e bi pelo Alecrim, em 1985 e 1986.
O espirituoso zagueiro, quando entrevistado, sempre respondia com "tiradas". Um dia, já perto de "pendurar as chuteiras", perguntei o que ele havia ganhado com o futebol. Resposta: muitas cicatrizes nas pernas. Ele faleceu no dia 4 de junho de 2009, aos 54 anos.
Por Manoel Cirilo
Nenhum comentário :