Repórter que "falava com Deus e a Frasqueira"

Semana passada ocupamos este espaço falando sobre a imparcialidade do repórter Mario Dourado. Nesta terça-feira, 12, é a vez de falarmos sobre o audacioso Francisco de Souza Silva - Souza Silva -, que nunca escondeu de ninguém que era torcedor do ABC Futebol Clube. 
No final dos anos 60 e início da década de 70, o também chamado de Chico Telefone, se agarrou a uma oportunidade que lhe deram na então Rádio Cabugi e não largou mais. No rádio era versátil: fez programa de disck jockey, noticiarista, animador de comícios e repórter esportivo. E foi justamente nesse seguimento que ele mais mostrou suas habilidades.
Nas resenhas esportivas e à beira dos gramados, o repórter da frasqueira torcia fervorosamente pelo seu clube de coração, o ABC. Criativo, Souza Silva inventou o bordão que usava sempre que o alvinegro fazia gols nos adversários: "Alô Deus! A frasqueira te agradece, senhor!" e em seguida comentava o lance.
Um dia, em um jogo entre ABC e América, já perto de terminar o confronto, o América fez 1 a 0. Após a narração do gol com bastante entusiasmo, o saudoso Hélio Câmara chamou Souza Silva para comentar o lance. E ele, com a voz angustiada, modificou a prece costumeira: "Alô Deus! Por que desprezasse a frasqueira, senhor! E nada comentou.
Porém, a torcida americana ainda comemora o gol do América, quando o ABC empatou a partida e levou o homem que falava com Deus e a frasqueira ao delírio e, de joelho, com uma das mão para cima, voltou a agradecer: "Alô Deus! A frasqueira te agradece, senhor! Eu sabia que voz não iria abandonar a frasqueira, senhor! 
É bom observar que, embora fosse um torcedor fanático do ABC, Souza Silva nunca falou mal sobre o rival América. Ele só enxergava o clube preto e branco. Um dia, após encerrar o Estadual, a equipe de esportes da Rádio Cabugi se reuniu para escolher a seleção da competição. E Souza foi enérgico: ABC, do goleiro ao ponta esquerda. Questionado se ele estava brincando, respondeu: "Não. Não estou com brincadeira. Essa é a minha seleção.
Foto: Arquivo pessoal de Ribamar Cavalcante
  


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top