Time naval quase conquista o Estadual de 1967

Gente, vamos recordar?! A recordação desta quarta-feira, 20, refere-se ao Riachuelo Atlético Clube, também chamado de RAC. Fundado no dia 16 de agosto de 1948, foi sempre ligado à Base Naval de Natal. Por isso, no começo, seus jogadores eram quase todos da Marinha, quer como funcionários civis, ou militares.
Um ano depois de sua fundação, disputou o primeiro campeonato potiguar. Em 1959, já começou a botar as "unhas de fora", conquistando o Torneio Início, competição que antecedia ao Estadual. Mais tarde, em 1961, venceu um torneio denominado Rio Grande do Norte-Paraíba. Porém, sua conquista maior ocorreu em 1967, quando ao empatar o confronto final com o América em 1 a 1, ficou com o vice-campeonato norte-rio-grandense.
Com relação a elenco, antes de ser licenciado da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, em 1989, o clube naval sempre despontou com bons jogadores. Como exemplo podemos citar Aladim, Ivo, Messias, Pádua, Adalberto, Zé Maria, Beto e Garcia, além do maior de todos, Marinho Chagas - este merece um capítulo à parte.
Aliás, comenta-se que o Riachuelo recebeu do ABC um saco de material esportivo em troca do Galego. Como uma coisa puxa outra, na transação de Marinho Chagas para o Náutico de Recife, o ABC recebeu em troca quatro jogadores, entre os quais o zagueiro Edson, que foi ídolo do torcedor alvinegro.
A respeito de treinadores, o Azulão teve José Ribamar "Coqueiro", Eugênio Barros, José Djalma "Tenente", Roberto Rack e Pedro Teixeira, popularmente conhecido como Pedrinho 40. Como dirigente, destaque para o sub oficial Antonio Pereira de Castro, que também foi treinador. Não devemos esquecer do torcedor solitário "Senta Ripa", que nos dias de jogos de seu time, empunhava uma bandeira do clube nas arquibancadas do estádio Juvenal Lamartine.
De volta à federação, sob o comando do organizado Valdir Duarte, o Riachuelo disputa algumas competições de base promovida pela federação.
Por Manoel Cirilo   
 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top