Chegou a hora de soprar as 105 velinhas do ABC

Pontualmente, às 13h desta segunda-feira, 29, o ABC Futebol Clube faz aniversário de 105 anos de existência. O clube foi fundado em uma data como a de hoje, em 1915. Nesse mesmo dia, como não poderia ser diferente, foram escolhidos o nome e as cores da agremiação que nascia. Hoje, o Esporte Amador RN vai homenagear o alvinegro de uma forma que lembre ao seus torcedores, alguns acontecimentos importantes na vida do clube.
Vamos lá:
1 - Você sabia que o nome ABC foi uma homenagem feita,  à época, ao pacto de amizade fraternal, amparado diplomaticamente pelos países Argentina, Brasil e Chile, e não dedicado à cartilha de alfabetização ABC?
2 - Você sabia que, embora tenha sido fundado em 1915, o ABC só adquiriu personalidade jurídica a partir de 13 de dezembro de 1927, quando a Liga de Futebol registrou seus estatutos?
3 - Você sabia que o 1º jogo entre ABC e América ocorreu no dia 26 de setembro de 1915, em um campo onde hoje está a Praça Cívica, no bairro de Petrópolis,  e o alvinegro com um time reserva goleou o rival por 4 a 1?
4 - Você sabia que o ABC e o América de Minas Gerais sãos os dois clubes de futebol brasileiros que conquistaram 10 campeonatos consecutivos e, por isso, o time preto e branco de Natal  detém o recorde de títulos de forma sequenciada?
5 - Você sabia que o jogador do ABC que conseguiu ganhar mais títulos estaduais no Rio Grande do Norte foi Mário Crise, que jogou pelo clube entre os anos de 1929 e 1938, conseguindo nove títulos?

6 - Você sabia que o ABC, em 1959, por ter vencido o estadual, teve a honra de ser a primeira equipe a representar o Rio Grande do Norte em uma competição nacional - Taça Brasil - extinta em 1968?
7 - Você sabia que em 1972, quando disputava o Campeonato Brasileiro, o ABC foi punido com dois anos de suspensão por ter incluído em sua equipe contra o Botafogo, dois jogadores - Rildo e Marcílio - sem a devida regularização junto à CBF?
8 - Você sabia que, em virtude da punição imposta acima pela CBF, o ABC fez uma excursão na Europa, Ásia e África, onde permaneceu por 105 dias, tendo jogado  24 partidas, das quais venceu sete, empatou 12 e perdeu cinco?
9 - Você sabia que depois de retornar do exterior, o ABC enfrentou a União Soviética, no dia 18 de dezembro de 1973,  com o Machadão lotado, onde empatou em 2 a 2, e logo depois seus torcedores
saíram em festa pela ruas de Natal, matando assim a saudade?
10 - Você sabia que, no dia 20 de novembro de 2010, ao empatar com o Ituiuaba em 0 a 0, o ABC conquistou o título mais importante de sua história, ao sagrar-se campeão brasileiro de futebol da Série C, sob os olhares de 15.153 pessoas presentes, o terceiro maior público do Frasqueirão?
À família alvinegra, nossos parabéns!

Por Esporte Amador RN



Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top