É bom não confiar demasiadamente na memória

Durante esta pandemia tenho preenchido este espaço lembrando alguns fatos ocorridos no passado. Não sou pesquisador e por isso não tenho nada anotado. Noventa por cento de que escrevo são tirados da velha memória. Apesar disso, entendo muito bem que é perigosíssimo dar confiança total a essa reminiscência.
Afirmo isso porque eu tinha certeza de que o narrador de futebol piauiense, Juracy Vieira da Silva havia trabalhado aqui em Natal apenas na Rádio Cabugi. Hoje, navegando pela internet, descobri o meu equívoco. Fiquei sabendo que, antes de trabalhar na rádio dos Alves, Juaracy integrou o "cast" da Rádio Nordeste, trazido da Rádio Clube de Teresina por Paulo Câmara,  e também o da Rádio Poti. 
Todavia, para tudo há explicação. Acontece que, no engenho onde minha família morava, até 1963, ninguém sabia o que danado era rádio. Para se ter uma ideia, em 1962, para escutar pelo rádio a final da Copa do Mundo, tive que me deslocar a pé três quilômetros de casa à residência de um amigo de meu pai.
Então, em 1963, um dos meus irmãos mais velhos - só tenho nove, seis homens e três mulheres - presenteou meu pai com um bonito rádio de pilhas de marca Semp. A partir daí, começamos a se informar através desse poderoso veículo de comunicação, inclusive, acompanhar a resenha esportiva "Chutando em gol" comandada por Roberval Pinheiro, e as transmissões dos jogos do campeonato potiguar através da narração vibrante de Juracy Vieira, da Rádio Cabugi. Dessa forma, quando o piauiense trabalhou na Nordeste e Poti, com certeza, lá em casa ainda não existia rádio e, consequentemente, não sabíamos da passagem de Juracy pelas outras duas emissoras natalenses.
Ele nasceu no dia 30 de abril de 1945, e faleceu em 23 de fevereiro de 2012, aos 66 anos de idade.
Foto: divulgação
Por Manoel Cirilo  

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top