A terceira edição do Festival Paralímpico será realizada neste sábado, 4, em 70 cidades de 25 estados e do Distrito Federal. Em Natal, o evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Subsecretaria de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, será realizada no ginásio da UNI-RN, situado na Rua Prefeita Eliane Barros, 2000, bairro Tirol, das 8h30 às 12h.
O festival proporciona a experimentação de esportes paralímpicos a jovens de oito a 17 anos com, ou sem, deficiências físico-motoras, visuais ou intelectuais. Na capital potiguar serão apresentadas as modalidades de atletismo, uma das mais praticadas e que vem garantindo muitas medalhas ao Estado em competições nacionais, o judô e o badminton.
De acordo com o coordenador de esportes da SEL-SEEC, Cezinha Nunes, o evento nacional vai ajudar a promover o paradesporto em todo o estado. ”O Rio Grande do Norte tem história no paradesporto e esta ação tem como objetivo apresentar e fomentar as atividades paralímpicas às crianças e adolescentes. O Governo do RN é parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro e através de eventos como este iremos difundir o movimento paralímpico em todo o estado”, revelou.
Normalmente realizado em 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, o festival foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus, sendo remarcado na sequência do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nessa sexta-feira, 3.
A primeira edição ocorreu em 2018 e reuniu cerca de sete mil crianças e adolescentes em 48 cidades. Em 2019, mais de dez mil jovens foram mobilizados em 70 sedes. No ano passado não houve evento por conta da pandemia.
Foto: CPB-Divulgação
Nenhum comentário :