Com licença! Futebol do RN precisa ser repensado

Como os leitores de Esporte Amador do RN sabem, este espaço, como o próprio nome diz, é destinado às notícias relacionadas ao esporte amador do Estado. Todavia, peço licença para abrir um parêntese e falar um pouco sobre a situação por que passa o futebol profissional do Rio Grande do Norte.
Nesse domingo, 5, o Estadual 2020 foi iniciado com quatro jogos dos quais três deles - ABC x Globo, América x Força e Luz e Potiguar de Mossoró x Santa Cruz - foram realizados sem a presença de torcedores, ou seja, de portões fechados. Gente! O jogo do América foi o primeiro oficial do clube em seu próprio estádio recém-inaugurado!
Isso deve-se a que? Com certeza, a pergunta deve ter várias respostas. Contudo, ao acompanhar os notciários do nosso futebol há bastante tempo, acreditamos que uma dessas respostas é a falta de organização. Vejamos. O América que, por duas vezes disputou o Brasileiro da Série A no atual modelo, há três anos está na 4º divisão deste mesmo campeonato. O ABC, outro clube centenário que tem um título nacional da Série C, também faz companhia ao rival, neste ano na Série D. 
Outro fato que mostra que o nosso futebol precisa urgentemente de melhor oganização, é o Campeonato de Futebol do Interior - Supermatutão - promovido pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol no final de 2019. Na referida competição, algumas equipes se classificaram à fase seguinte através de sorteio. E o que é mais grave, sorteio feito quase no dia do jogo. Para se ter ideia, na véspera dos confrontos das semifinais da competição, o site da federação divulgou que São Gonçalo e Jardim de Piranhas eram os semifinalistas, porém, no outro dia, o adversário de São Gonçalo foi a seleção de Goianinha.
Para finalizar, não sabemos se o fato ocorrido na final do Matutão pode ser classificado como desorganização ou "fominha por dinheiro" da federação. O certo que esta vendeu os direitos de transmissão da decisão do campeonato à televisão que  exigiu que o jogo tivesse apenas 60 minutos em dois tempos de 30, o que foi prontamente obedecido pela mentora maior do futebol potiguar.
O ano de 2020 está apenas começando. É momento de reflexão para todos os que fazem o futebol do Rio Grande do Norte - dirigentes de clubes e da federação, torcedores e imprensa.
Por Esporte Amador do RN 
   

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top